O que é o Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento, como o nome diz, é o relacionamento com o consumidor. É uma das áreas mais importantes do Marketing e que surgiu antes mesmo do marketing ser marketing, mesmo os feirantes, por exemplo, que normalmente não possuem site, precisam aplicar essa disciplina sem nem perceber,  conhecendo bem e interagindo com os clientes que passam pela feira toda semana.

marketing de relacionamento compre e vende feira feirante clientes

QUEM SOU EU? 

SOU RODRIGO SCHMIEGELOW, PUBLICITÁRIO, TRABALHO COM MARKETING DIGITAL DESDE 2007
quem sou eu Rodrigo Schmiegelow

Já passei por várias agências de marketing digital e de marketing tradicional também:

F.biz do Grupo WPP, W3Haus, Lov Isobar do Grupo Dentsu e Agência We.

Com toda essa experiência eu criei a Metodologia Marketing Digital 5.0, que organiza e simplifica o aprendizado e aplicação do marketing digital para ajudar empresas e profissionais a alcançarem melhores resultados. 

SE VOCÊ TEM INTERESSE PELA MATÉRIA CLIQUE NESTE LINK PARA ACESSAR 3 AULAS GRATUITA QUE EU DISPONILIZO PARA VOCÊ ENTENDER O QUE É METODOLOGIA MARKETING DIGITAL E  PARA CONHECER UM POUCO DO MERCADO, A QUAL EXPLICO OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE COMO APLICAR O MARKETING DIGITAL PARA SUA EMPRESA.

Faço isso, pois acredito que o conhecimento traz o poder para as pessoas terem escolhas. 

Lembra de mala direta? As cartas que a gente recebia em casa, também é marketing de relacionamento mas que hoje foi transferido quase que completamente para os e-mail marketings.

Onde as empresas investem para manter o consumidor próximo da conversão, o famoso lead que ainda é um prospect ou consumidor em potencial em contato com a marca até o momento da compra. E depois deste momento a comunicação contínua com o agradecimento, as novidades, promoções e etc. 

Hoje também temos o WhatsApp ou o Telegram que ajudam bastante com este relacionamento, um amigo próximo que tem restaurante usou a base de telefones de clientes para avisar que tinha reaberto para delivery em meio a quarentena e funcionou muito bem. 

Leia também: 5 DICAS DE DELIVERY. APRENDA COMO DESTACAR SEU RESTAURANTE!

Os programas de fidelidade fazem um papel fundamental no Marketing de Relacionamento.

Eles podem ser transferidos para o Marketing Digital com controle mesmo que em uma planilha do Excel e relacionamento até mesmo por direct das redes sociais hoje em dia, além do email marketing e do WhatsApp. 

Resumidamente é criar e manter uma boa relação com o consumidor, estando próximo, oferecendo conteúdo ou vantagens – mesmo que seja apenas fazer com que este cliente saiba antes dos outros que lançou um sabor de pizza novo. 

Conversa casual

Uma outra farmacêutica que atendi vendia medicamento prescritos então não podia ter propaganda rodando para o consumidor final, quem compra o medicamento, a nossa estratégia era fazer Marketing de Relacionamento com os médicos, que nem são o consumidor final, mas são os influenciadores da compra, então trabalhávamos muito email marketing e eventos que eram interessantes para eles, esses eventos eram educacionais ou para se relacionarem entre eles. 

Talvez você se interesse por: MARKETING DIGITAL, O QUE É? POR QUE USAR?

O Marketing de Relacionamento no Marketing Digital, além dos exemplos que mostrei acima, responder os consumidores nas redes sociais também é um Marketing de Relacionamento indispensável hoje em dia, é bom ter uma lista de respostas das perguntas mais frequentes e não demorar para responder, assim mantém o consumidor mais próximo da sua empresa. 

Em resumo, o marketing de relacionamento é toda a forma de comunicação mais pessoal com o consumidor ou consumidor em potencial e que oferece uma chance de resposta por eles.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments