Fale a língua do seu público! Aprenda sobre segmentação

Segmentação por interesse.

Primeiro de tudo: você sabe o que é segmentação por interesse? Esse é um dos principais caminhos para atingir o público certo em campanhas para divulgar seu produto ou serviço.

Ela determina como sua organização pode criar subconjuntos de um mercado com base em:

Dados demográficos

Necessidades

Prioridades

Interesses comuns

Critérios psicográficos ou comportamentais

Se você gosta desse assunto, recomendo que leia MENTE EMPREENDEDORA OU DE EMPREGADO, 4 PERGUNTAS PARA DESCOBRIR A SUA

QUEM SOU EU? 

SOU RODRIGO SCHMIEGELOW, PUBLICITÁRIO, TRABALHO COM MARKETING DIGITAL DESDE 2007
quem sou eu Rodrigo Schmiegelow

Já passei por várias agências de marketing digital e de marketing tradicional também:

F.biz do Grupo WPP, W3Haus, Lov Isobar do Grupo Dentsu e Agência We.

Com toda essa experiência eu criei a Metodologia Marketing Digital 5.0, que organiza e simplifica o aprendizado e aplicação do marketing digital para ajudar empresas e profissionais a alcançarem melhores resultados. 

SE VOCÊ TEM INTERESSE PELA MATÉRIA CLIQUE NESTE LINK PARA ACESSAR 3 AULAS GRATUITA QUE EU DISPONILIZO PARA VOCÊ ENTENDER O QUE É METODOLOGIA MARKETING DIGITAL E  PARA CONHECER UM POUCO DO MERCADO, A QUAL EXPLICO OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE COMO APLICAR O MARKETING DIGITAL PARA SUA EMPRESA.

Faço isso, pois acredito que o conhecimento traz o poder para as pessoas terem escolhas. 

Importância do direcionamento do público no Marketing:

fale a língua do seu público

A segmentação de marketing permite que uma empresa atinja com precisão seu target focando em suas necessidades e desejos específicos. Isso garante que a empresa use seus recursos corporativos com mais eficiência além de tomar decisões estratégicas de marketing inteligentes e de resultado.

Essa é uma grande vantagem competitiva em épocas de crise.

A segmentação do mercado é essencial para sobressair sobre a concorrência, garantir a sobrevivência em momentos conturbados e assegurar o crescimento do seu negócio.

Só assim é possível compreender realmente quem são e, consequentemente, como chegar até os clientes!

Se você tem interesse por esse assunto, recomendo que leia PLANO DE MARKETING, VOCÊ TEM UM?

Como fazer uma segmentação de mercado digital

fale a língua do seu público

Primeiro você deve escolher quais canais e plataformas sua marca quer se destacar. Pode ser redes sociais, sites de buscas e em várias ferramentas online – como o Google Analytics, que traz dados bastante específicos sobre o comportamento do usuário.

Ao ter bem definido qual é o público-alvo da sua empresa, é possível montar um plano de marketing direcionado para ele e fazer um planejamento de comunicação dirigida, ou seja, descobrir como atrair esse público com promoções, benefícios, planos de fidelização específicos, melhorar a qualidade do atendimento, montar estratégias de pós-venda diferenciados e outras ações pontuais.

Tipos de segmentação de marketing

1) Segmentação Demográfica

É uma segmentação de marketing mais simples e também a mais usada.

Ela ajuda as organizações a entender exatamente o que selecionar o público ideal, o que, por sua vez, ajuda-os a ter um melhor desempenho.

Ela divide uma população com base em variáveis como:

Idade

Sexo

Tamanho da família

Renda

Ocupação

Religião

Raça

Nacionalidade

Está gostando do conteúdo, então CLIQUE AQUI e compre agora mesmo um e-book exclusivo que preparamos pra você destacar a sua empresa no Facebook e começar a investir em mídia.

2) Segmentação Comportamental 

O nome já define esse tipo de segmentação que divide a população com base em seu comportamento, uso e padrão de tomada de decisão. 

Alguns exemplos são pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável que optam por produtos mais orgânicos, sem conservantes e sustentáveis! As datas comemorativas também entram nesse nicho, pois a segmentação é escolhida pelo padrão de compra de cada usuário.

O público-alvo pode ser dividido em: 

Quem conhece o produto/serviço

Quem ainda não conhece o produto/serviço

Ex-clientes do produto/serviço

Clientes em potencial do produto/serviço

Clientes atuais do produto/serviço

Novos clientes do produto/serviço

3) Segmentação Psicográfica 

É um tipo de segmentação em que grupos são formados de acordo com os traços psicológicos que influenciam os hábitos de consumo. Esses hábitos são extraídos do estilo de vida e das preferências das pessoas.

Eles são classificados por:

Estilo de vida dos consumidores

Posição social

Atividades

Interesses

Opiniões

4) Segmentação Geográfica 

fale a língua do seu público

Essa segmentação se baseia na localização de cada cliente.

Por exemplo, pessoas que moram nas zonas rurais podem precisar de um purificador de água, enquanto aquelas localizadas em áreas urbanas podem precisar de purificadores de água com luz UV.

A temperatura de um lugar também determina que tipo de produtos uma pessoa necessita. Em um clima quente, ela pode querer um ar-condicionado, no frio, um aquecedor.

Bom, agora você já sabe o que precisa sobre segmentação de marketing para dar mais destaque para a sua empresa, que tal elaborarmos um plano juntos?A CARANAUE oferece soluções completas e inteligentes para ajudar você com todo o suporte no mundo digital.

CLIQUE AQUI e compre agora mesmo um e-book completo com tudo que você precisa saber para destacar a sua empresa no Facebook e como começar a investir em mídia.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments