Como se tornar profissional de marketing digital?

Para saber como se tornar profissional do marketing digital, deve-se entender que o Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa executa com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos, desenvolver uma identidade de marca e divulgar um produto ou marca usando a internet ou dispositivos eletrônicos.

Com o crescimento do mundo on-line, é uma das principais estratégias para alcançar engajamento e se relacionar com clientes em potencial.

Algumas atividades de como se tornar profissional do marketing digital são:

  • Elaboração de estratégias de divulgação; 
  • Produção de conteúdo para canais digitais; 
  • Avaliação de resultados; 
  • Análise do perfil e do comportamento do consumidor.

Neste texto você vai encontrar:

1- Conheça alguns caminhos de como se tornar um profissional do marketing digital:

2- Agora conheça 4 plataformas essenciais de como se tornar profissional do marketing digital

Quem sou eu? 

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário, trabalho com marketing digital desde 2007
quem sou eu Rodrigo Schmiegelow

Já passei por várias agências de marketing digital e de marketing tradicional também:

F.biz do Grupo WPP, W3Haus, Lov Isobar do Grupo Dentsu e Agência We.

Com toda essa experiência eu criei a Metodologia Marketing Digital 5.0, que organiza e simplifica o aprendizado e aplicação do marketing digital para ajudar empresas e profissionais a alcançarem melhores resultados. 

SE VOCÊ TEM INTERESSE PELA MATÉRIA CLIQUE NESTE LINK PARA ACESSAR 3 AULAS GRATUITA QUE EU DISPONILIZO PARA VOCÊ ENTENDER O QUE É METODOLOGIA MARKETING DIGITAL E  PARA CONHECER UM POUCO DO MERCADO, A QUAL EXPLICO OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE COMO APLICAR O MARKETING DIGITAL PARA SUA EMPRESA.

Faço isso, pois acredito que o conhecimento traz o poder para as pessoas terem escolhas. 

Para se tornar um profissional de marketing digital não basta ser formado em marketing. Tem que ressignificar o comportamento online e encontrar maneiras criativas de entreter o público com novas mídias e caminhos inusitados. 

Conheça alguns caminhos de como se tornar um profissional do marketing digital:

Conheça bem o mundo digital:

O universo digital é dinâmico e muda a todo instante, por isso é preciso entender o comportamento dos usuários e as interações nas redes e estar por dentro de termos, ferramentas e conceitos. 

Se quer saber um pouco mais sobre essa matéria, recomento que leia TIPOS DE LINGUAGEM PARA AS REDES SOCIAIS

como se tornar profissional de marketing digital
Redes Sociais

Crie conteúdos exclusivos:

As pessoas não buscam só palavras engraçadas, elas buscam um objetivo. Por isso, você precisa conhecer a marca e descobrir o que ela quer passar para o mundo. Isso faz toda a diferença.

Faça um bom planejamento:

Tenha em mente o futuro da marca. Se antecipe às datas importantes e surpreenda o cliente com ideias criativas e relevantes para a marca.

como se tornar profissional de marketing digital
Planejamento

Tenha um pensamento analítico:

Essa habilidade está relacionada ao Big Data. Por isso, você deve analisar métricas e extrair insights a partir delas. Com esses insights, você terá um bom material para criar novos conceitos.

Tenha espírito de equipe:

Quanto mais cabeças pensantes melhor. Por isso, peça opinião, faça brainstorm com a sua equipe e abra espaço para todos participarem. Grandes ideias podem vir de qualquer pessoa. 

como se tornar profissional de marketing digital
Equipe

Gestão global:

Um profissional que conhece sobre gestão consegue ter uma visão geral sobre negócios e propor diferentes soluções, tanto na área de marketing digital, quanto para fazer contribuições para as outras áreas do negócio.

Mantenha-se atualizado:

Em marketing virtual tudo acontece muito rápido. Então, fique atento ao que está acontecendo no mundo. Faça cursos, converse com outros profissionais, viva experiências sem preconceito. O seu público está em todo o lugar!

como se tornar profissional de marketing digital
Obtendo novos conhecimentos

Quer saber mais sobre as redes sociais? Clique AQUI e compre agora mesmo um e-book completo para destacar a sua empresa no Facebook e como começar a investir em mídia.

Agora conheça 4 plataformas essenciais de como se tornar profissional do marketing digital

Com essas análises você terá um rico material para criar conteúdo para as suas redes sociais.

1: Google Analytics (análise de dados): Google Analytics é uma das ferramentas para marketing digital obrigatórias.  É a solução gratuita mais completa para analisar dados do seu negócio, conhecer melhor o seu público, de onde vêm os seus visitantes e como eles se comportam nas suas páginas.

2: SimilarWeb (análise da concorrência): A SimilarWeb também serve para analisar dados do seu site, mas com foco na comparação com a concorrência. Você tem acesso a estatísticas de tráfego, sites de referência e interesses da audiência sobre o seu próprio domínio, mas também dos seus concorrentes.  É possível fazer análises gratuitas, ou adquirir um plano pago com mais recursos.

3: Ubersuggest (pesquisa de palavras-chave): Quer analisar as palavras-chave que são mais importantes para o seu negócio? Elas podem ser úteis para otimizar o seu site, criar novos conteúdos e configurar links patrocinados.

4: Google Search Console (SEO): Essa é a ferramenta oficial (e gratuita) do Google para o seu site. No Google Search Console, você pode conferir erros de rastreamento, problemas de segurança, a maneira como o Google lê as suas páginas e quais termos estão atraindo mais tráfego. É uma plataforma básica para SEO.

Gostou desse conteúdo? A gente tem um presente para você!

Clique AQUI e compre agora mesmo um conteúdo completo para destacar a sua empresa no Facebook e como começar a investir em mídia.

Se você se interessou pelo o que foi conversado nesta matéria, então aproveite e leia 8 DICAS PARA TER PRESENÇA DIGITAL COM A SUA MARCA

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments