Plano de marketing, você tem um?

Muito se fala em plano de marketing. Mas você sabe se está no caminho certo para fazer um que realmente funcione para sua marca? É sobre isso que vamos conversar hoje! 

Elaborar um plano de marketing é importante para otimizar o investimento da empresa.

A ferramenta responde o que será feito, como será realizado, por quais meios, com quais gastos e de que forma terá seus resultados mensurados.

É o plano de marketing que permite ao gestor ter uma visão ampla sobre a sua estratégia.

Neste texto você vai encontrar:

1- Mas o que realmente é um plano de marketing?

2- Implementação do plano de marketing

Quem sou eu? 

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário, trabalho com marketing digital desde 2007
quem sou eu Rodrigo Schmiegelow

Já passei por várias agências de marketing digital e de marketing tradicional também:

F.biz do Grupo WPP, W3Haus, Lov Isobar do Grupo Dentsu e Agência We.

Com toda essa experiência eu criei a Metodologia Marketing Digital 5.0, que organiza e simplifica o aprendizado e aplicação do marketing digital para ajudar empresas e profissionais a alcançarem melhores resultados. 

Se você tem interesse pela matéria Clique neste link para acessar 3 aulas gratuitas que eu disponibilizo para você entender o que é Metodologia Marketing Digital e  para conhecer um pouco do mercado, a qual explico os principais pontos sobre como aplicar o Marketing Digital para sua empresa.

Faço isso, pois acredito que o conhecimento traz o poder para as pessoas terem escolhas. 

Mas o que realmente é um plano de marketing?

É a elaboração e criação de ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos.

Um bom plano de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing, caso contrário este será pouco efetivo.   

Um bom plano de marketing é composto por:

Planejamento:

Plano de marketing

Voltado para a definição do negócio com análises na qual todas as informações a respeito da empresa são revisadas, com base no público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégias de marketing.  

Implementação do plano de marketing:

Nesta etapa, se deve colocar em prática todo o plano juntamente com a equipe e os custos dessas estratégias

Avaliação:

É a etapa final que verifica se as ações executadas estavam de acordo com o que foi planejado.

Conheça algumas etapas que vão ajudar você em seu plano de marketing:

Clique AQUI e compre agora mesmo um e-book completo para destacar a sua empresa no Facebook e como começar a investir em mídia.

Tenha um objetivo:

Comece a estudar onde sua empresa está, e onde ela quer chegar. Analise o seu mercado de atuação para criar ações para alcançar os objetivos.

Analise seu ambiente:

analise de swot
analise de swot

Estude o ambiente externo como: concorrência, novas tecnologias, ideias de mercado… Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as ameaças e oportunidades do negócio.

Defina seu público dentro do plano de marketing:

Você precisa saber quem é seu target, ou seja, quem consome seu produto ou serviço. Com esse dado, você tem a chance de acertar em mídia e ter mais resultados.

Se você quer entender um pouco melhor sobre público alvo e persona, então veja a matéria 8 DICAS DE COMO DEFINIR UMA PERSONA PARA A SUA MARCA.

Tenha em mente sua melhor imagem:

Você precisa definir qual imagem deseja transmitir ao seu cliente em relação ao seu negócio. Essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relação aos seus concorrentes, garantindo uma larga vantagem sobre eles.

Quais seus objetivos e metas?

Com essas respostas, você terá um arsenal realista sobre o crescimento do seu negócio. Mas atenção: crie metas que você pode alcançar. EX “Conquistar 25% de clientes da região até o final do ano corrente”.

Defina suas estratégias:

A estratégia de marketing permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. (produto, preço, praça, promoção, pessoas).

Se você está gostando da matéria, recomendo que leia 8 DICAS PARA TER PRESENÇA DIGITAL COM A SUA MARCA

Estabeleça um cronograma:

Plano de marketing

O monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel. É importante analisar se esse plano precisa ser repensado ou atualizado para maiores resultados!

Essas são algumas dicas que a gente separou para você se inspirar e começar seu plano de marketing hoje mesmo! E para aumentar ainda mais a sua presença online, temos um presente para você!

Clique AQUI e compre agora mesmo um conteúdo completo para destacar a sua empresa no Facebook e como começar a investir em mídia.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments