A Era Digital

Para falar da mudança no mindset em relação ao marketing digital, começo com era Digital. 

Mindset de acordo com a Wikipedia se refere a uma predisposição psicológica que uma pessoa ou grupo social têm para determinados pensamentos e padrões de comportamento, referindo-se ainda à maneira como nações inteiras se conduzem ideologicamente.

Mudar o Mindset, em português seria mais ou menos mudar a forma de pensar ou ver novas oportunidade com outros olhos. 

QUEM SOU EU? 

SOU RODRIGO SCHMIEGELOW, PUBLICITÁRIO, TRABALHO COM MARKETING DIGITAL DESDE 2007
quem sou eu Rodrigo Schmiegelow

Já passei por várias agências de marketing digital e de marketing tradicional também:

F.biz do Grupo WPP, W3Haus, Lov Isobar do Grupo Dentsu e Agência We.

Com toda essa experiência eu criei a Metodologia Marketing Digital 5.0, que organiza e simplifica o aprendizado e aplicação do marketing digital para ajudar empresas e profissionais a alcançarem melhores resultados. 

SE VOCÊ TEM INTERESSE PELA MATÉRIA CLIQUE NESTE LINK PARA ACESSAR 3 AULAS GRATUITA QUE EU DISPONILIZO PARA VOCÊ ENTENDER O QUE É METODOLOGIA MARKETING DIGITAL E  PARA CONHECER UM POUCO DO MERCADO, A QUAL EXPLICO OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE COMO APLICAR O MARKETING DIGITAL PARA SUA EMPRESA.

Faço isso, pois acredito que o conhecimento traz o poder para as pessoas terem escolhas. 

Conforme mais informação e conhecimentos, melhor, tanto para entendermos as possibilidades quanto para nos sentirmos mais seguros nessa transição.  

Reforço pensar no seu dia a dia para entender que hoje nossa vida é muito digital, 

Para ilustrar dou um exemplo bem simples, o grupo da família no WhatsApp.

whatsapp- Era digital
Whatsapp

Quantas coisas você ja resolveu por este grupo ao invés de ficar esperando o momento que estavam todos juntos em casa?

Desde pedir uma pizza, agendar um encontro, pequenas discussões políticas e até o horário que iam cantar parabéns para o aniversariante do dia.

Estes grupos da família facilitam a nossa vida em nossas relações interpessoais, assim como as redes sociais em geral. 

A Era digital ficou ainda mais evidente enquanto eu montava meu curso, em meio a crise COVID-19,

corona vírus e a era digital

Recebi uma matéria do InfoMoney mostrando que não teve crise para o Magazine Luiza, a B2W dona da Americanas e Submarino e a Via Varejo, do Ponto Frio, Casas Bahia, Extra, entre outras. 

Todas com muita força no Digital aproveitando este momento que as pessoas estão em quarentena para reforçar ainda mais este posicionamento. 

Não acho que quando acabar a crise do COVID-19 a mudança no comportamento de consumo em relação ao digital será tão brusca. 

Mas com certeza o digital estará ainda mais forte pois está rompendo algumas objeções dos consumidores.

Por exemplo, quando, sem opção, o consumidor precisa comprar o almoço por algum app e ele chega quentinho e gostoso em casa (a comida chegar fria, podia ser uma objeção), quando precisam comprar alguma bebida e ela chega gelada, pronta para beber, fazer mercado ou farmácia sem sair do sofá, ou até mesmo ao comprar roupa sem experimentar antes e ver que isso é ok e trocar, caso necessário, não é tão difícil assim. 

Essa crise está ajudando o digital a fortalecer ainda mais a tendência que já estava acontecendo. 

Segundo a Forbes, o investimento em Marketing Digital vai ser 46% do total do investimento em marketing nos Estados Unidos em 5 anos. 

Uma participação muito grande pensando que o Marketing Digital é relativamente novo e com custo menor do que outros meios que já comentei. 

Leia também: MARKETING DIGITAL, O QUE É? POR QUE USAR?

Em 2021 já é esperado investimento de U$ 121 bilhões nesta vertente do marketing. 121 bilhões. Essa estimativa foi antes da crise, o que deve aumentar bastante estes números.  

Finalizo a ilustração dessa era lembrado como a informação chega muito mais rápido até a gente, antes os meios mais ágeis neste sentido era rádio e televisão, hoje as notícias chegam minuto a minuto em nossas mãos, e não precisamos procurar um lugar para ver, estão o tempo todo conosco em nossos smartphones, além de podermos ver a notícias que quisermos a hora que quisermos sem esperar o jornal das 21h, por exemplo. 

Inclusive, quando iria conseguir essas informações de investimento em Marketing Digital há alguns anos atrás? Não faço ideia. 

Sem contar que deu voz ao consumidor que pode até mesmo produzir notícias em matérias, agiliza a busca do significado de uma palavra, não perdemos mais tempo no índice de uma mapa para achar o ponto que queremos ir, nem precisamos mais ficar girando o mapa na nossa frente para nos localizarmos – isso só para dar alguns exemplos que vai fazer você lembrar de muitos outros pontos. 

Concluo, se as relações pessoais, o consumo de informação com notícias e matérias e as compras já acontecem no digital ganhando cada dia mais força, essa é a era Digital, e você vai dominar o Marketing Digital para aproveitar o máximo possível essas oportunidades.

Recomendo que leia: AS 4 MAIORES VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL X TRADICIONAL

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments