8 dicas de como definir uma persona para a sua marca

8 dicas de como definir uma persona para a sua marca

Quando você está montando uma empresa ou desenhando estratégias de marketing, entender as pessoas é um dos pontos mais importantes, por isso trago 8 dicas de como definir uma persona para a sua marca. 

Nesta matéria você vai encontrar:

E por que é tão importante entender como definir uma persona?

Porque tudo é de pessoas para pessoas. 

A primeira coisa que a gente pensa quando ouve Marketing Digital (minha especialidade e o tema que mais vai ver aqui no blog caranaue), é que nada é real, que é tudo virtual atrás da tela, seja do computador, do tablet ou do smartphone. 

Mas não é, tudo o que é digital foi feito por pessoas e pensado para pessoas. 

Assim como todos os negócios hoje em dia. 

Quando alguém abre uma empresa é a pessoa, pensando no que vai oferecer para outras pessoas, seja um restaurante, uma loja, ou todos os tipos de negócios de produtos ou de serviços.

O sonho do negócio próprio surge quando alguém faz algo em que se destaca dos outros e agrada as pessoas que estavam por perto, e ali surge uma oportunidade de fazer dinheiro e viver de algo que dá prazer. 

E isso é um dos pontos principais para ter sucesso com uma marca, lembrar sempre que é o seu negócio, ou o negócio do seu cliente, que está sendo levado adiante para impactar pessoas que tem potencial para comprar o produto ou serviço. 

Você prefere conteúdo em vídeo?

Neste link abaixo preparei um resumo sobre o tema.

Como Escolher a Segmentação Certa para a Sua Campanhas
Como Escolher a Segmentação Certa para a Sua Campanhas – veja pelo canal no Youtube

Acompanhe pelo WhatsApp

Vem muita novidade legal por ai! Entre no meu Grupo Exclusivo do WhatsApp e fique por dentro!

whatsapp pequeno
WhatsApp

Para saber como definir uma persona, primeiro vou explicar o que são personas

De forma bem simples e direta a persona é como a criação de uma pessoa que representa o seu público alvo. 

Mais abaixo vou falar um pouco melhor sobre público alvo, e a partir dessa definição você vai desenhar um personagem como se fosse real. 

Então se o seu público alvo são mulheres de 25 a 34 anos, um exemplo de persona é:

  • Ana Almeida, 27 anos, casada, mãe de um filho. 
  • Mora em uma cidade do interior. É formada e trabalha na área administrativa em horário comercial. 
  • No final de semana visita a mãe ou a sogra e na volta costuma jantar fora com família. 
  • Durante a semana Ana assiste alguma série com o marido para se distrair, mas não costuma sair muito. 
  • No celular acessa o Facebook algumas vezes por dia, vê a previsão do tempo, lé algumas notícias no G1 e tem alguns joguinhos instalados. 
  • O maior sonho dela é que o filho possa ter educação de qualidade, que ela não teve a oportunidade de ter, e que ele faça uma boa faculdade, então ela e o marido se esforçam muito para isso. 

Olhando este exemplo pode perceber que é uma tarefa relativamente simples, o maior desafio é conseguir informações para acertar na definição de persona e ter detalhes sobre o comportamento do público. 

Lá em baixo, na dica 6, falo alguns dos principais motivos do porque definir uma persona.

Antes de continuar deixa eu me apresentar: 

Rodrigo Schmiegelow
Rodrigo Schmiegelow

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário, trabalho com marketing digital desde 2007 – acesse meu LinkedIn para saber mais. 

Já passei por várias agências de marketing digital e de marketing tradicional também:

F.biz do Grupo WPP, W3Haus, Lov Isobar do Grupo Dentsu e Agência We.

Nessas agências atendi clientes como: 

Unilever (Lux, Lifebuoy, Comfort, Omo), Pepsico (Toddynho, Kero Coco, Lipton), Itaú, Kaiser, Roche, O Boticário, Cacau Show, Tintas Coral, Max Milhas, Banco 24 Horas, GoDaddy, Cerveja Proibida, Philips, Elo, entre outros.

Com toda essa experiência eu criei a Metodologia Marketing Digital 5.0, que organiza e simplifica o aprendizado e aplicação do marketing digital para ajudar empresas e profissionais a alcançarem melhores resultados. 

Clique neste link para saber mais sobre a Metodologia Marketing Digital 5.0 que comecei a compartilhar pois acredito que o conhecimento traz o poder para as pessoas terem escolhas. 

fundo marketing

Além de ser uma forma de democratizar o conhecimento que estava concentrado em grandes agências e clientes, agora todos podem ter acesso e praticar esse conteúdo.

Inclusive essa matéria faz parte de um dos pilares mais importantes da metodologia: entender. 

Aproveite o conteúdo do blog caranaue, você é bem vind@ aqui 🙂

Mentalidade Empreendedora

Também sugiro que você baixe grátis o e-book Mentalidade Empreendedora que eu criei para ajudar as pessoas a saírem da mentalidade de funcionário para que você a comece a realizar o sonho do seu negócio próprio.

e-book grátis mente empreendedora
e-book grátis mente empreendedora

É uma leitura bem rápida, com segredos simples da menta empreendora e muito interessante, baixe agora Grátis e aproveite!

Mais sobre o assunto nesta matéria.

Voltando às 8 dicas de como definir uma persona para a sua marca  

Por que tanta gente fala sobre definir uma persona? 

Como falei acima, pessoas são o ponto central e começar uma empresa ou uma campanha de marketing digital sem entender com quem você vai falar já dificulta atingir bons resultados. 

E falo isso por experiência própria, em uma das agências que trabalhei para um cliente específico, já subimos campanhas que chegou de um dia para o outro e não tivemos tempo de entender quem era o público alvo. 

Depois de uma semana com a campanha no ar sem gerar resultados, conseguimos parar para analisar e entender melhor quem era o público. 

E foi impressionante a melhora no resultado em poucos dias, como era um produto de alto valor, evoluímos em 200% o resultado em menos de 2 dias rodando com as definições de público. 

Então vamos para as 8 dicas de como definir uma persona para a sua marca

1. Antes de definir uma persona, desenhe o seu público alvo 

O público alvo é o seu consumidor em potencial, são as pessoas que têm mais chances de adquirirem o seu produto por serviço.

O Marketing Digital oferece três possibilidades de ter um direcionamento efetivo na definição do público alvo:

O mais antigo usado no Marketing em geral é relacionado aos dados demográficos:

homem ou mulher ou os dois mais um corte de idade de xx a yy anos juntando com informações geográficas: moram na cidade HH, ou no estão XPTO.

Com o avanço da tecnologia as plataformas digitais como o Google e Facebook começaram a entender muito melhor sobre o comportamento do consumidor a partir de como usam a internet. 

Então hoje é possível você ter direcionamento por interesse sem nem usar os dados demográficos. Um exemplo é porque restringir com gênero e idade se uma campanha do McDonald’s pode impactar todo mundo que gosta de hambúrguer – tem um motivo que vou falar mais para baixo.

E a terceira forma é juntando essas duas possibilidades e ainda sim conseguir limitar um raio geográfico, então se você tem um restaurante de frutos do mar pode fazer uma campanha para homens e mulheres de 35 a 44 anos que gostam de frutos do mar e que comem fora e ainda que morem em um diâmetro de 5km do restaurante.

É muito direcionado!

Mas antes de chegar neste público alvo você precisa voltar alguns passos atrás:

2. Entenda o que você vai oferecer

Saber muito bem o que vai oferecer é fundamental para entender o público, definir uma persona e saber o que perguntar nos próximos passos.

A partir do que oferece consegue começar a entender quem pode comprar e então você busca informações para sair do achismo.

O que é o achismo? O que fiz no exemplo anterior quando por percepção minha falei que o público alvo de um restaurante de frutos do mar são pessoas de 35 a 44 anos só porque na minha cabeça é um produto mais caro e de gosto mais específico.

Também falei do raio de 5 quilômetros, mas ao entender o público pode perceber que quem frequenta o seu negócio é na verdade o público que mora em um outro bairro mais distante.

E é por isso que entender o que você vai oferecer é fundamental para as próximas dicas de como definir uma persona para a sua marca.

Você sabe como criar uma marca de sucesso? Leia essa matéria e entenda os 5 pilares do Brand Equity

3. Saiba quais são os objetivos da empresa e de comunicação 

Parece óbvio né, mas mesmo nas maiores agências que trabalhei muitas vezes o próprio cliente não tinha claro qual era o objetivo de negócio e onde chegar como empresa.

E por que isso é importante?

Os objetivos são diversos, pode ser aumentar faturamento, expandir em pontos de vendas, gerar valor para a marca e assim por diante e isso muda muito o objetivo de comunicação.

Que é o problema que a comunicação vai resolver.

Um dos clientes que atendi tinha um problema: os clientes não renovavam o plano de serviço após o período de um ano.

A partir dessa problema fica mais fácil chegar ao objetivo de comunicação: gerar renovações.

Depois disso decidimos como vai ser feito e etc, que vou falar em outras matérias.

O ponto importante aqui é a definição do público alvo separando os clientes que não renovam dos que renovam e entendendo o perfil de quem renova.

Falei tudo isso para ficar mais clara a importância de entender os objetivos de marketing e comunicação, mesmo quando se está criando uma empresa do zero, sabendo onde quer chegar com o seu negócio você sabe o que precisa fazer na comunicação, e um dos primeiros passos é fazer com que o seu público alvo saiba que a sua empresa existe e comece a ter interesse nela.

4. Responda essas perguntas

  • Qual a idade?
  • Qual o nível de escolaridade?
  • Qual a ocupação? (trabalha? estuda?)
  • Qual a renda média mensal?
  • Qual o estado civil?
  • Tem filhos?
  • Onde mora?
  • Com quem mora?
  • Mora em área urbana ou rural?
  • Quais são os principais objetivos, desejos, ambições, medos e desafios?
  • Por quais assuntos mais se interessa?
  • Quais são as principais fontes de informação?
  • Quais as redes sociais favoritas?
  • O que faz nas horas vagas?
  • Quem considera um influenciador nas suas decisões de compra?
  • Quais meios de comunicação acessa antes de decidir uma compra?
  • Quais benefícios os produtos e serviços da empresa oferecem para cliente?
  • Como ficou sabendo da nossa empresa? (se já ficou sabendo)
  • Qual a maior dor (problema, sofrimento) que a persona tem?

Você não precisa ter todas as respostas, mas quanto mais melhor. 

5ª das dicas de como definir uma persona para a sua marca: Pesquise

Tem muitas formas de pesquisar e é um dos pontos mais importantes para saber como definir uma persona para a sua marca.

Nas agências investem muito dinheiro em aplicação de pesquisa ou contratação de ferramentas com dados do consumidor do IBGE, por exemplo.

Essa ainda não é minha realidade nem a da maioria dos empreendedores, mas é possível e fundamental fazer pesquisas.

E como começar a fazer pesquisas sem investimento?
  • O Sebrae oferece muitos estudos sobre comportamento do consumidor e sobre tendências de mercado.
  • O Google tem várias ferramentas legais:
  1. O Google Trends mostra o índice de buscas por palavras chaves oferecendo informações geográficas e termos relacionados.
  2. O Think With Google também tem muitos estudos sobre comportamento e tendências, eu gosto muito.

Uma outra forma de começar uma pesquisa é procurando no próprio Google.

Eu atendendo uma marca de jeans e para entender sobre o consumidor procurei no Google: “consumo de jeans no Brasil”, achei muitos estudos interessantes e a partir deles fui chegando em outros.

Uma outra forma simples de ter uma ideia do comportamento do público é conversando com vários amigos e familiares que consomem o produto ou serviço que você vai oferecer, pode perguntar muitas coisas: 

  • como escolhem o produto ou serviço? 
  • porque uma ou outra marca?
  • sempre compram da mesma empresa? Por que?

E assim por diante.

As redes sociais também oferecem essa possibilidade. 

Acesse as redes do seus concorrentes e fuce no perfil das pessoas para entender quem são, não estou falando de adicionar ninguém, apenas olhar região, interesses e como interagem com esses concorrentes.

6. Enfim: como definir uma persona

Chegou a hora de pegar toda essa informação e criar a persona.

Conforme mais dados conseguir levantar nas dicas anteriores, mais próximo de definir uma persona que condiz com o seu real público alvo você vai estar.

Então aqui você vai ver se o seu consumidor em potencial é em maior parte do gênero masculino ou feminino, qual a faixa etária, e escolher uma média desta idade que oferece mais potencial. 

Vai dizer se essa pessoa estuda, trabalha, o que faz no tempo livre, como navega na internet, redes sociais e etc.

O que gosta de fazer no tempo livre, tem família filhos e etc.

Tudo isso como no modelo que está lá em cima, no começo do artigo. 

7. Uma dica fundamental: Teste

Uma das maiores vantagens no digital: poder testar.

Quer saber mais vantagens do marketing digital, veja essa matéria.

São vários os motivos para definirmos as personas:

  • Fica mais fácil saber quais redes acessam
  • Como falar, isso é, como deve ser o texto
  • Que tipo de criativo usar
  • Até mesmo quais horários estão online
  • Para onde direcionar o público
  • Entre outras

Mesmo assim aproveitar a flexibilidade de teste que o marketing digital oferece é fundamental para alcançar bons resultados.

Quando for criar uma campanha faça mais de um texto, mais de uma imagem, e acompanhe os resultados, mesmo com um monte de informação às vezes um texto que a gente aposta que vai trazer mais resultado, não traz, desta forma você otimiza o quanto antes evitando prejuízo.

8. Muito importante: mude se for necessário 

Finalizo as 8 dicas de como definir uma persona para a sua marca com um complemento da dica 7: não se apegue e mude se for necessário.

Aproveite a flexibilidade que o Marketing Digital oferece para otimizar suas campanhas com frequência.

O marketing digital também traz resultados em tempo real, então se tudo estiver muito longe do que planejava, mude com certa agilidade para não perder tempo nem dinheiro. 

Lógico, as ferramentas demoram uns 3, 4 dias para entender e melhorar a entrega, então sugiro que não deixe uma campanha mais de uma semana com resultados abaixo do esperado.

Obrigado por ler as 8 dicas de como definir uma persona para a sua marca

Você já definiu personas em algum momento? Qual foi sua maior dificuldade? Me responda nos comentários.

Deixe seu nome e email e acompanhe mais matérias como essa 🙂

Para ajudar quem está abrindo uma empresa eu criei o e-book Os Segredos para Uma Marca de Sucesso. 

Como Criar uma Marca de Sucesso
Como Criar uma Marca de Sucesso

A criação de uma marca de valor começa na estrutura da empresa, junta alma e como se expõem para o consumidor e muita gente que está começando esquece de dar a devida atenção à este ponto. 

Você pode baixar grátis este material clicando aqui.

Acompanhe pelo WhatsApp

Vem muita novidade legal por ai! Entre no meu Grupo Exclusivo do WhatsApp e fique por dentro!

whatsapp pequeno
WhatsApp

Deixe uma resposta